segunda-feira, 16 de novembro de 2009

uma breve descricao sobre claude-nicolas ledoux

Nascido em 1736, Ledoux foi o arquiteto que projetou a Saline Royale
( www.salineroyale.com). Dizem os livros encontrados aqui que ele foi um dos grandes mestres da arquitetura neoclássica francesa. Vê-se uma arquitetura atrelada ao design e urbanismo, principalmente quando se fala do seu projeto mais ambicioso e utópico: a cidade ideal de Chaux. A Saline Royale, onde estamos, faz parte desta cidade ideal, é uma obra incompleta por conta da Revolução Francesa.


Como o sal nessa época era um bem valioso, Luis XV financiou o projeto de Ledoux. A região de Franche-Comté foi escolhida pelas emendas subterrâneas de sal-gema. O sal era extraído de poços por vaporização através de fornos alimentados por madeira.
Saline Royale foi construída entre 1774 e 1779.
A entrada é através de um portão maciço, inspirado nos templos de Paestum. Dentro, um salão cavernoso dá a impressão de entrar em uma mina de sal, decorada com ornamentos de concreto que representa as forças elementares da natureza e da organização do homem, um reflexo dos pontos de vista da relação entre a civilização e a natureza. O edifício de entrada se abre para um vasto espaço semicircular aberto e rodeado por outros edifícios, que estão dispostos no arco. No centro esta a casa do diretor, onde originalmente tinha uma capela.

A produção de sal por aqui não foi bem sucedida por conta da concorrência e do aparecimento de pântanos. Depois de algumas tentativas não muito rentáveis, é fechada em 1790. Assim, o sonho de sucesso para uma fábrica, concebida ao mesmo tempo, como uma residência real e uma nova cidade, terminou.

...

Para o projeto da cidade ideal de Chaux, em torno da Saline Royale de Arc-et-Senans,
Ledoux formalizou suas idéias de design inovador para um urbanismo e uma arquitetura destinadas a melhorar a sociedade, através de uma cidade carregada de símbolos e significados.










Nenhum comentário:

Postar um comentário