sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Babel - Kibboutz – Nova Jerusalem - Brasilia – Dubai – Chaux - …







Esboçada em 1773, desenhada, modificada e aperfeiçoada até o final de sua vida, a cidade ideal de Chaux permeou por mais de 30 anos os sonhos de Claude-Nicolas Ledoux. Foi planejada para ser uma sociedade ideal na qual o homem e a natureza pudessem estar em harmonia.


A cidade ideal de Chaux nunca foi construida…


Adentrando no assunto… A idéia de "cidade ideal" permeia os pensamentos das sociedades desde tempos imemoriais. Conforme a época, se vislumbra uma cidade diferente…Vamos do mito da torre de Babel aos filósofos gregos das cidades-estado. Da Roma Antiga, onde a cidade deveria permitir aos cidadãos a proteção dos deuses, à Idade Media em que a cidade deveria ser cercada de muros; sem esquecer de Nova Jerusalém, prometida pelo cristianismo, a cidade a ser alcançada após a morte.

Em 1755, Morelly desenvolve a base revolucionária de uma cidade onde a igualdade de direitos e deveres dos cidadãos é assegurada por uma organização matemática e racional no qual o desaparecimento da propriedade privada seria fundamental… Na atualidade, temos a Dubai dos novos ricos em meio ao deserto.


A cidade ideal, ao contrário da cidade espontânea, que se desenvolve gradualmente, organicamente e por vezes de forma anárquica, é concebida antes de construir, obedecendo assim a vontade do seu criador. O termo "cidade ideal" me soa como sinônimo de utopia.

Como uma cidade, através de sua arquitetura por exemplo, pode influenciar as pessoas no seu modo de viver, trabalhar, educar e se relacionar ?
Isso so para fazer apenas uma pergunta.

...

alguns que pensaram sobre o assunto:

Thomas More (1478-1535)



Robert Owen ( 1771-1858)





Charles Fourier (1772-1837)



...


Agora estamos num não-lugar.

Estamos em Chaux.




Nenhum comentário:

Postar um comentário